top of page
  • Instagram
  • Twitter
Foto do escritorAndré Carvalho

“Volta Petrobras”: Senador Rogério Carvalho lidera movimento para recuperar empregos e investimentos da estatal em Sergipe

Foto: Janaína Santos

O senador Rogério Carvalho (PT) tem se colocado a puxar um movimento organizado pela retomada dos serviços da Petrobras em Sergipe, o “Volta Petrobras”. A pauta fazia parte de sua plataforma enquanto pré-candidato ao governo em 2022, sendo anunciado enquanto movimento durante encontro da “Resistência Socialista”, corrente interna do PT da qual faz parte.


A ideia do “Volta Petrobras” é sensibilizar o governo federal e a estatal sobre a importância socioeconômica da Petrobras em terras sergipanas. Segundo o senador, a petroleira já alcançou quase metade do PIB de Sergipe, impulsionando outros setores da economia com as demandas de mercado que sua atividade consegue produzir espontaneamente. Quando as atividades foram passadas para o setor privado, houve uma redução no investimento e no salário pago aos trabalhadores, afetando diretamente a economia local.


O movimento, além de buscar o apoio do presidente Lula (PT), dialoga com o presidente da estatal Jean Paul Prates (PT), que faz parte da mesma corrente interna no PT de Rogério. Durante entrevistas, o senador tem afirmado manter diálogo com Jean Paul sobre os desafios e as possibilidades de superá-los.


O movimento surge em meio a um processo de retomada dos investimentos por parte do governo federal nas atividades da petroleira, tendo na retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, um marco significativo para o Nordeste, dando esperança aos sergipanos.


A decisão de interromper os investimentos da estatal em Sergipe se deu durante o governo do presidente Michel Temer (MDB), diminuindo drasticamente os postos de trabalho no estado. 

“A gente tinha 8 mil funcionários e hoje tem 70 funcionários. Imagina a quantidade de recursos que deixou o estado de Sergipe, tanto na operação quanto em marcha salarial?”, apontou o senador durante entrevista à Jovem Pan.


Além da atuação do senador em Brasília, o movimento conta com a articulação dos trabalhadores da estatal no processo. A Central Única dos Trabalhadores e a Federação Única dos Petroleiros em Sergipe, que mantém dialogo constante com o senador.


Apesar de encabeçado pelo senador, o movimento pede a adesão dos demais políticos e lideranças sergipanas. Durante encontro na sede da CUT, se reuniram em torno do “Volta Petrobras” o senador Rogério Carvalho (PT), a vereadora Sônia Meire (PSOL) e  representante do Sintese, Sindmuse, CUT, Sintes, Petrobras, Consulta Popular, FUP, Sindipetro Sergipe e Alagoas, FNP, Fasubra, PT/SE, Aposentados da Petrobras, Sintufs, Sindimina e Sindijor.


O movimento “Volta Petrobras” é uma iniciativa pertinente do senador Rogério Carvalho e dos demais setores da sociedade sergipana envolvidos, que buscam defender os interesses do estado e do país diante da política de desinvestimento da estatal realizada nos governos anteriores. A Petrobras é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do nosso povo e possui capacidade de gerar externalidades positivas nos diversos setores da sociedade, sua retomada em Sergipe é parte importante da reconstrução do país encabeçada pelo presidente Lula.



0 comentário
bottom of page