top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorAndré Carvalho

Valmir de Francisquinho e Adailton Souza lideram pesquisa de intenção de votos em Itabaiana


Foto: Instagram

O Instituto França de Pesquisas (IFP) divulgou nesta quarta-feira, 27 de setembro, uma pesquisa sobre a intenção de votos dos cidadãos itabaianenses para a eleição do próximo ano. A pesquisa demonstra um cenário favorável à manutenção do grupo de Valmir de Francisquinho (PL) no comando do Poder Executivo de Itabaiana.


Além do cenário espontâneo, a pesquisa simulou a disputa pela prefeitura entre os principais atores políticos de Itabaiana. Em todos os cenários, Valmir de Francisquinho e Adailton Souza (PL), atual prefeito, obtém larga vantagem em relação aos componentes do antigo “Progresso com Liberdade”, liderado pelo deputado estadual Luciano Bispo (PSD).


No cenário espontâneo, Valmir de Francisquinho lidera isolado com 48,92% das intenções de voto, seguido pelo aliado Adailton Souza com 7%, Edson Passos (PSD), que disputou a prefeitura em 2020, com 4,31% e o deputado estadual Luciano Bispo com 4%. Outro nome conhecido da política sergipana, a ex-deputada Maria Mendonça (PDT), aparece na sexta colocação com apenas 1,23%.


No cenário induzido com mais de um candidato de cada grupo político, Valmir lidera com 53,67%, Luciano Bispo fica em segundo com 10,85%, Agnaldo de Verso (UB) vem em seguida com 8,5%. O atual prefeito e aliado de Valmir, Adailton Souza, ficaria na quarta colocação ao disputar com o ex-prefeito, com 7%. Maria Mendonça alcançou apenas 3,23%, amargando a sexta posição novamente.


O IFP simulou confronto diretos entre os candidatos do grupo de Valmir com o grupo de Luciano. No cenário em que Valmir disputa diretamente com Edson Passos, o ex-prefeito marca 64,12%, índice próximo ao da sua reeleição em 2016, enquanto Passos é escolhido por 22,35% dos entrevistados.


Quando Valmir é confrontado com Agnaldo de Verso, irmão do atual vice-prefeito, ele é escolhido por 63,34% dos entrevistados. Agnaldo foi escolhido por 22,29%. Nos dois cenários em que Valmir disputa diretamente com os prováveis candidatos do grupo opositor, os índices se mantêm próximos, demonstrando que a escolha do candidato da oposição interfere pouco no eleitorado disposto a eleger Valmir.


Nos cenários em que Adailton é o nome confrontado pela oposição, a vantagem é menor, mas ainda em índices confortáveis para uma reeleição. Quando Edson é o candidato da oposição, Adailton Souza é escolhido por 56,64% dos entrevistados, enquanto Edson Passos é a opção de 25%.


Quando o grupo de Luciano é representado por Agnaldo de Verso, Adailton marca 58,24%, enquanto o filho de Verso pontua 25,88%. Os índices de Adailton coadunam com a avaliação de sua gestão que foi avaliada com 49,5% de ótimo/bom, 31,27% de regular e

15,34% de ruim/péssimo.


Independentemente de o atual prefeito tentar a reeleição ou Valmir de Francisquinho concorrer, a pesquisa demonstra um cenário confortável para a manutenção do projeto político que está à frente da prefeitura. O cenário de Itabaiana permite que Valmir se dedique a continuar seu projeto político estadual, iniciado em 2022.


O cenário de manutenção do poder político em Itabaiana e o bom desempenho de Valmir na última pesquisa eleitoral em Aracaju pelo Executivo da capital fazem com que o ex-prefeito tenha uma janela de oportunidade para solidificar seu grupo político. A realidade é que Valmir tem a oportunidade de construir candidaturas nas principais cidades de Sergipe e se manter como alternativa ao projeto político liderado por Fábio Mitidieri (PSD) em Sergipe.



Foram ouvidos 690 eleitores entre os dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro é 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.



bottom of page