top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorAndré Carvalho

UFS concede título Doutora Honoris Causa a Ana Lúcia


Ana Lúcia Vieira
Foto: Redes sociais

A professora Ana Lúcia receberá da Universidade Federal de Sergipe (UFS) o título de Doutora Honoris Causa nesta sexta-feira, 12 de maio, às 17h no Auditório Libório Firmo. O título honorífico foi aprovado por unanimidade no Conselho Universitário da UFS e representa o reconhecimento da importância de Ana Lúcia para a história de Sergipe.


Ana Lúcia Vieira Menezes é vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, ex-deputada estadual e professora aposentada da rede estadual de Sergipe. Formou em pedagogia pela UFS em 1973, sendo professora concursada da rede estadual de ensino de Sergipe desde 1975. Fez parte da fundação da Associação dos Profissionais do Magistério do Estado de Sergipe (APMESE), em 1979, e da transformação dela no atual Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE), em 1988, tendo presidido o sindicato entre 1992 e 1998.


Durante a gestão de Marcelo Déda na prefeitura de Aracaju, foi secretária municipal de educação entre 2001 e 2002, quando concorreu ao mandato de deputada estadual. Ana Lúcia foi a sexta mais votada no estado e a mais votada do Partido dos Trabalhadores, tendo recebido 20.274 votos. Em 2006, concorreu à reeleição na chapa que elegeu Marcelo Déda governador do estado, ampliando sua votação para 30.267 votos.


Quando Déda assumiu o governo do estado, Ana Lúcia comandou a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, de 2007 até o ano de 2009, quando pediu exoneração para apoiar a luta do magistério estadual, que havia declarado greve, evidenciando que sua prática política privilegia a fidelidade aos ideais. Foi reeleita deputada estadual em 2010 e 2014, em 2018 optou por não concorrer e apoiou outro professor, que recebeu a missão de representar a defesa do magistério na Alese.


No parlamento, Ana Lúcia nunca firmou compromisso com o silêncio, foi deputada atuante e resiliente na defesa do magistério, dos trabalhadores e de minorias na Alese. A atuação parlamentar de Ana Lúcia foi tão significativa quanto sua história, sendo reconhecida pela qualidade política por aliados e opositores. Diferentemente do que vemos hoje, Ana Lúcia não se permitiu silenciar, nem mesmo quando seu partido governou o estado.


Ana Lúcia está inscrita na história de Sergipe como a maior política deste estado. Sua atuação serve de exemplo para uma sociedade que vê mais casos para desacreditar da política do que para acreditar. Ana Lúcia tem lutado por uma sociedade mais justa e democrática, na qual a educação pública de qualidade pudesse ser uma realidade cada vez mais próxima.


Durante toda sua militância, com ou sem mandato, a professora Ana Lúcia dedicou-se aos professores deste estado para que essa importante profissão pudesse ser valorizada. Na contramão de sua militância e do ideal de educação que ela defende e que o povo merece, ainda não vemos um projeto concreto de valorização da classe, mas a notícia do título de Doutora Honoris Causa que a professora Ana Lúcia receberá nesta sexta-feira simboliza que vale a pena lutar e que ela jamais estará sozinha na luta.



A professora Ana Lúcia nunca faltou aos professores e às professoras de Sergipe, e por seu compromisso e fidelidade, os professores e as professoras sergipanas também nunca lhe faltaram. Ana é exemplo da grandeza da mulher sergipana e a demonstração prática de que o lugar das pessoas de fibra é na política. Receberá o título poucos dias antes do seu aniversário, um presente à altura de sua importância.



0 comentário
bottom of page