A eleição para o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (DCE-UFS) ocorreu nos dias 21 e 22 deste mês. Além do DCE, houve a eleição para as representações discentes dos Conselhos Superiores (CONSU e CONEPE) e para o Conselho Fiscal do DCE.
A chapa “3”, “Todo mundo no DCE” foi eleita com 3.358 votos, aproximadamente 58% do total de 5.801 votos válidos e ficará à frente do Diretório pelo próximo ano. Em segundo lugar ficou a chapa “1 - UFS em movimento”, com 29% votos e em terceiro a chapa “2 - É tudo pra ontem” com 12% dos votos.
“Construímos uma chapa em que verdadeiramente representasse os estudantes, que tivesse representantes de todos os campis da UFS. Agora nosso trabalho é de dialogar com os estudantes e lutar por melhorias estruturais, ampliação da assistência estudantil que de fato atenda a necessidade da comunidade acadêmica. O Diretório Central dos Estudantes precisa viver junto com os estudantes as dificuldades realidade enfrentada, de todos os campis da UFS e esse é nosso compromisso”, afirmou Fábio Henrique, estudante de farmácia da UFS e secretário de finanças na nova composição do DCE.
Sobre as chapas que concorreram, a “UFS em movimento” é composta pelo movimento anticapitalista Afronte e quinta alternativa, ligados ao PSOL. “É tudo pra ontem" é formada pela UJC, pelo movimento Correnteza, movimentos com ligações com os partidos PCB e UP, e por estudantes independentes. A chapa “Todo mundo no DCE” concentra militantes do Quilombo, JPT, Enfrente, Para Todos, Articulação de Esquerda, ligados ao PT, UJS, juventude do PCdoB e Levante Popular da Juventude, vinculado à organização política Consulta Popular.
O DCE é o órgão representante da classe discente da UFS. Cabe ao DCE organizar e representar os posicionamentos e demandas dos estudantes, com a reitoria, governos e instituições de fora da UFS. O DCE é responsável por manter forte o movimento estudantil e muitas das vezes é nele que debates que transcendem o espaço da universidade, mas que estão diretamente ligados às necessidades dos estudantes, são organizados.