top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorIran Barbosa

Sergipe precisa valorizar trabalhadores e trabalhadoras da Assistência Social


Neste dia que simboliza o reconhecimento dessa categoria profissional tão importante para nossa sociedade, é sempre bom lembrar que quem se importa com o povo valoriza quem a ele presta assistência.

Nos últimos anos, temos travado uma importante batalha ao lado das/os assistentes sociais, em defesa da aprovação do Projeto de Lei nº 288/2021, que apresentei quando exercia o mandato de deputado estadual, visando estabelecer o piso salarial profissional da categoria no Estado de Sergipe. Destaca-se, também, a capacidade de organização e mobilização da categoria na luta pelos seus direitos e por respeito e dignidade para a sua profissão.

As assistentes sociais têm nos dado lições fantásticas de como, apesar de todas as tentativas de ataques aos seus direitos, persistem, insistem e se organizam nas entidades representativas da categoria para disputar e exigir respeito, dignidade e valorização profissional.


É preciso mais reconhecimento por parte dos gestores públicos ao importante trabalho das e dos assistentes sociais com valorização real desses profissionais, que passa por incentivo à sua formação inicial e continuada, à organização de uma carreira atrativa, à garantia de condições éticas e técnicas de trabalho e à retribuição de um salário compatível com a importância e a complexidade do seu trabalho.


Sem isso, não há como se falar em valorização profissional. Neste sentido, quero agradecer ao Movimento em Defesa do Piso Salarial do Assistente Social por ter me dado a honra de ser o parlamentar a apresentar o Projeto de Lei n°288/2021, que institui o piso salarial profissional da categoria no âmbito do estado de Sergipe, e esse piso salarial é necessário para garantir a referência mínima de salário pago à assistente social não só no Estado, mas nos municípios sergipanos. Estamos juntos com vocês, também, na luta pela inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, como nas demais lutas travadas pela categoria.


 

Iran Barbosa é professor, foi Vereador de Aracaju, Deputado Federal e Estadual.

0 comentário
bottom of page