No último sábado, 9, o Partido dos Trabalhadores de Aracaju finalizou o processo de escolha do nome que irá representar o partido na disputa pela prefeitura da capital neste ano. Com a presença de Lindbergh Farias, liderança nacional do partido, o nome de Candisse Carvalho fora confirmado como pré-candidata.
Apesar de a burocracia interna do partido somente oficializar o nome de Candisse enquanto pré-candidata no último sábado, a escolha já era tida como certa desde a retirada do nome levantado pela corrente interna CNB. No evento, os discursos reforçaram a importância de o partido enfrentar as forças do atraso em Sergipe e defender uma plataforma alinhada à do presidente Lula (PT).
Além de contar com a presença dos principais nomes e das principais correntes do partido em Sergipe — Rogério Carvalho e João Daniel da Resistência Socialista, Camilo Feitosa da Esquerda Popular Socialista, Ana Lúcia da Articulação de Esquerda e Cássio Murilo da Construindo um Novo Brasil —, o evento contou com a participação do deputado federal do Rio de Janeiro Lindbergh Farias, influente nome no PT nacional.
“A pré-candidatura de Candisse muito importante, nós vamos ter uma eleição que vai ter uma importância no tabuleiro nacional. O PT tem que conquistar o maior número de prefeituras em capitais, aqui o Lula ganhou a eleição, então, eu tô convencido que a candidatura da Candisse pode ser um dos grandes elementos de surpresa no quadro nacional. Aqui é um lugar que a gente pode ganhar a eleição, tem a liderança do senador Rogério, de João Daniel. O PT tem que estar unificado, mas acredito que aqui vai ser um dos lugares que o PT nacional vai apostar”, disse Lindbergh.
Com a decisão, o PT tem a missão de fortalecer a construção política da jornalista Candisse Carvalho, que sairá pela primeira vez dos bastidores eleitorais para ter seu nome posto nas urnas. A estreia vem com a difícil missão de enfrentar um cenário no qual candidatos alinhados ao bolsonarismo e ao lavajatismo lideram as pesquisas eleitorais ou/e contam com maior acesso estatal ou capital econômico.
Além de filiados do partido, os pré-candidatos a vereador representaram o PV no evento. Joaquim Casaca de Couro e Everton Souza estiveram presentes em apoio à escolha do partido, com o qual o PV compõe federação — sobre a qual o Sergipense fez um vídeo explicando seu funcionamento.
A decisão do PT é importante porque consolida o cenário da esquerda em Aracaju, que já contava com o nome apontado pelo PSOL. Cabe a Candisse, agora, avançar na construção de debates e alianças que visem um projeto de cidade popular e que priorize o combate às diversas desigualdades presentes em Aracaju.