top of page
  • Instagram
  • Twitter
Foto do escritorAndré Carvalho

Movimento ‘Volta Petrobras’ conquista vitória com anúncio de retomada de atividades em Sergipe

Foto: Janaína Santos

A importância da Petrobras para Sergipe foi tema levantado durante a campanha de 2022 pelo candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo do estado, senador Rogério Carvalho, em consonância com o plano de Lula (PT) para a estatal, que voltaria a ganhar importância após o sucateamento nos governos Temer (MDB) e Bolsonaro (PL). Após a eleição, o tema continuou a ser prioritário na agenda da esquerda sergipana, que já obteve suas primeiras vitórias nesta semana.


O movimento “Volta Petrobras”, liderado pelo senador Rogério Carvalho e pelo Sindipetro Sergipe e Alagoas, junto com a FUP, a FNP e outros sindicatos e movimentos sociais, foi o principal articulador do esforço para a retomada das atividades da Petrobras no estado. As ações envolveram mobilizações em Sergipe e em Brasília, além de um diálogo contínuo com o governo federal e a diretoria da estatal, culminando no anúncio da retomada das operações da Petrobras em Sergipe.


Nesta semana, a Petrobras divulgou que até o final de outubro será lançado o edital para contratação das plataformas do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). No modelo de contratação proposto, a empresa vencedora da licitação será responsável tanto pela construção quanto pela operação das plataformas por um período de três a cinco anos, passando o controle para a Petrobras após esse prazo.


Um dos principais objetivos do movimento “Volta Petrobras” foi sensibilizar o governo federal e a direção da empresa sobre a importância socioeconômica da presença da estatal em Sergipe. Em seu auge, a Petrobras chegou a representar quase metade do PIB do estado, dinamizando outros setores da economia.


Para o senador Rogério Carvalho, o recente anúncio da Petrobras reafirma o compromisso do governo Lula com o setor energético e ressalta a importância da empresa para Sergipe e para o Brasil. “Fundamental não só para o estado de Sergipe, mas também para o país, porque irá gerar milhares de empregos, impulsionando o desenvolvimento da nossa economia local e trazendo benefícios reais para o nosso povo”, afirmou o senador.


A retomada das operações da Petrobras em Sergipe, bem como em outras regiões do Brasil, é vista como essencial para a reestruturação do setor energético após os danos causados pelas gestões neoliberais de Temer e Bolsonaro. A presença da Petrobras no estado tem o potencial de fortalecer a economia, garantindo emprego e renda para os sergipanos, além de integrar Sergipe ao mercado nacional de energia.


0 comentário
bottom of page