top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorAndré Carvalho

Foto oficial do presidente Lula reflete como ele quer ser visto, um presidente acolhedor


Foto oficial governo Lula 3
Ricardo Stuckert

Lula é um político que não abre mão de símbolos em seus discursos e ações. Em sua posse, que emocionou o Brasil, trouxe a representação do povo brasileiro para colocar sobre seu ombro, pela terceira vez, a faixa presidencial. Também tomou posse com uma caneta carregada de simbologia - foi presente de um nordestino.


As fotografias oficiais, assim como a política e a sociedade, estão em constante evolução. Do sorriso tímido que Fernando Henrique Cardoso expressou em sua foto, ao sorriso largo, que emitia sincera felicidade, na fotografia do seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva. A foto costuma representar a ideia de governo que expressará futuramente.



De fato, Fernando Henrique foi um presidente mais leve do que seus antecessores. Um homem da academia, formal, mas que tinha disposição para dar alguns pequenos passos em direção a um Estado mais democrático. Apesar da privataria tucana, FHC foi o presidente que lançou o “bolsa-escola”, um programa social extinto atualmente.


Acervo do Planalto

Nas fotos oficiais dos dois governos Lula, o sorriso largo e sincero de Lula alertava que ali começava um governo popular. Não mais um presidente sisudo, mas um homem feliz que queria seu povo feliz. A preocupação em melhorar a vida das classes menos favorecidas e a efetiva concretização dessa meta marcaram os seus dois primeiros governos. Naqueles governos, programas como o “Bolsa Família”, “Minha Casa, Minha vida” e a democratização do ensino superior foram motivos para as famílias brasileiras sorrirem. Em sua primeira foto posou sem a faixa, apenas com um broche das Armas Nacionais. Somente no governo Lula 2 posou com a faixa presidencial.


Fotos oficiais presidente Lula 1 e 2
Acervo do Planalto

Dilma Rousseff não traz inovações na forma, mostra um sorriso e um olhar formal, mas essencialmente disruptiva por, pela primeira vez, ser uma mulher a presidir o país. Seu sucessor, Michel Temer, trouxe pela primeira vez uma foto de corpo inteiro para a galeria de fotos oficiais do Palácio do Planalto.


Foto oficial presidenta Dilma Rousseff
Acervo Planalto

Após uma primeira foto ter gerado memes por se tratar de uma montagem com a faixa presidencial, Temer optou por uma foto sem ela. Diferentemente da opção que Lula fez em seu primeiro governo, a decisão de Temer se baseou em reações populares, que consideravam ele indigno para o cargo. Mostrou-se forte, formal e confortável com o poder que tomou para si. Com a mão no bolso demonstrou conforto e a mão na mesa demonstrou o controle de um presidente que não tinha o povo ao seu lado, mas tinha tudo sob controle.

Foto oficial Michel Temer
Acervo Planalto

Jair Bolsonaro retomou o modelo de fotografias com o corte mais fechado no busto. Com um sorriso desconfortável parecia não compreender bem o que estava fazendo naquele lugar. A ambientação foi feita para dar ênfase na bandeira do Brasil ao fundo, um signo sequestrado por ele em suas campanhas.


Foto oficial presidente Jair Bolsonaro
Foto: Alan Santos/PR/Divulgação

Retomando o tema central deste texto, Lula parece ter gostado da ideia de ter uma foto de corpo inteiro, e assim o fez. A imagem do presidente de corpo inteiro demonstra que o presidente possui o vigor necessário para governar esse país. Sua pose ainda passa uma sensação de movimento, demonstrando que o seu terceiro governo terá como meta o avanço.


Lula
Foto: Ricardo Stuckert

A pose de lado do presidente Lula dá ênfase na sua mão com 4 dedos, que se tornou símbolo político. Lula perdeu um dos seus dedos em um acidente de trabalho e isso tornou sua mão um símbolo de sua luta sindicalista. Um lembrete de que é necessário lutar pela classe.


Lula e Janja se casam
Foto: Ricardo Stuckert

Segundo a jornalista Mônica Bergamo, o presidente optou por usar o mesmo terno que vestiu ao se casar com Janja da Silva, acompanhado de uma gravata rosa. A informação está em consonância com o homem mais sensível e aberto que Lula tem demonstrado ser nesse terceiro mandato. A iluminação clara da foto também contribui para a sensação de amabilidade do presidente.


Por fim, o campo aberto traz esperança e ajuda na construção de leveza da imagem que Lula quer transmitir. Apenas os presidentes petistas posaram para suas fotos oficiais em campo aberto. O detalhe serve para passar a imagem de que o PT governa de fora dos gabinetes, acessível ao povo.


Não à toa, Lula está posicionado onde Dilma Rousseff posou para sua foto oficial para o cargo do qual foi retirada de forma desonrosa pelo seu vice. Lula tira foto no mesmo ponto em que sua correligionária, com um campo mais aberto, simbolizando o retorno.


Lula está feliz em voltar a governar o país e parece ter perfeita consciência que poderá ir além do que foi nos seus governos anteriores. Assim como demonstrou na posse, tem como meta transformar esse país num lugar mais feliz para todos e que tem coragem para isso. Espero que o faça!




0 comentário
bottom of page