A pressão popular em torno do fim da escala 6x1 mostra sua força na sociedade e consegue o apoio da maioria da bancada sergipana para sua tramitação na Câmara dos Deputados. Esse é o primeiro passo de uma longa luta, mas que muitos ganhos pode trazer ao nosso povo brasileiro.
Dos 8 deputados federais por Sergipe, 6 já assinaram a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL) com o intuito de mobilizar a sociedade e o Congresso Nacional para garantir aos trabalhadores uma jornada de trabalho mais humana, que permita aos nossos trabalhadores condições de vida digna. João Daniel (PT), Yandra de André (União), Delegada Katarina (PSD), Thiago de Joaldo (PP), Gustinho Ribeiro (REP) e Nitinho (PSD) assinaram e contribuíram para o tema ser debatido.
Na contramão da vontade popular e distantes das necessidades dos trabalhadores, os deputados Rodrigo Valadares (União) e Ícaro de Valmir (PL) se negaram a assinar a PEC. A postura dos deputados ignora as dores dos trabalhadores e das famílias brasileiras, que acumulam relatos nas redes sociais e clamam por um modelo de trabalho mais humano.
A proposta da deputada Erika Hilton (PSOL) vai no mesmo sentido da PEC apresentada pelo deputado Reginaldo Lopes (PT), que reduz a jornada semanal de 44h para 36h, e deve ser apensada à PEC do petista. Todavia, a mobilização para a coleta de assinaturas do seu texto representou um importante movimento político que tornou inapelável a necessidade de rever o atual formato das regras de trabalho.
A apresentação da PEC é o passo inicial para de uma batalha que durará, no mínimo, alguns meses. Os trabalhadores devem se manter atentos para a pressão permanecer, com o intuito de que o assunto seja pautado e aprovado nas comissões e no plenário da Câmara e, posteriormente, passe pelas mesmas etapas no senado até ser promulgada pelo Congresso Nacional.
Apesar de o fato de assinarem a PEC para sua apresentação não garantir que os deputados votem favoravelmente ao texto, é bastante positivo que apenas uma minoria se mostrou indiferente ao clamor do povo. Que nossa bancada mantenha a postura de cooperação com a pauta e não traiam o anseio popular.