top of page
  • Instagram
  • Twitter
Foto do escritorUNEGRO/SE

Exposição Aracajuana homenageia Vera Verão e grandes ícones negros LGBTQIA+

Foto: Armando Favaro

Organizada pela UNEGRO Sergipe (União de Negros e Negras Pela Igualdade), a exposição “Afropocs — Celebrar a História Negra LGBTQIA+” faz parte do circuito da 23° Parada LGBT+ de Sergipe e será inaugurada no dia 07/08, no Centro Cultural de Aracaju, a partir das 17h.


Em sua inauguração, a exposição contará com a palestra “O Legado Histórico e Artístico da Comunidade Negra LGBTQIA+”, ministrada pelo ativista Hiago Feitosa, um dos fundadores do Coletivo negro Beatriz Nascimento e mestrando pela PROHIS (programa de pós-graduação em História) da Universidade Federal de Sergipe, além de uma performance artística da Casa DiBarro, escola artística de Ballroom e cultura negra LGBTQIA+ em Sergipe.


A exposição homenageia mais de 15 nomes negros LGBTQIAPN+, entre artistas, inventores, ativistas políticos, esportistas e personalidades midiáticas, trazendo referências da cultura negra Queer. Serão homenageados personalidades internacionais, nacionais e sergipanas como o idealizador da UNEGRO Sergipe, Andrey Lemos e o jornalista José de Barros. A exposição será gratuita e aberta para o público, sem restrição de idade.


Dentre os artistas homenageados, destaque para Jorge Luis Souza Lima, mais conhecido como Jorge Lafond, responsável pela criação de Vera Verão. Lafond foi um empresário, escritor, bailarino profissional, ator e humorista. Marcado na história brasileira por ter dado vida a “Vera Verão”, Lafond iniciou a carreira artística na TV liderando o Balé do programa Fantástico. Contracenou em novelas como “Sassaricando” e “Kananga do Japão” e filmes nacionais históricos como “Bete Balanço”.



*Por UNEGRO/SE


0 comentário
bottom of page