top of page
  • Instagram
  • Twitter
Foto do escritorAndré Carvalho

Enquete Sergipense: Eliane Aquino e Iran Barbosa lideram a preferência entre leitores para 2024

Na última quarta-feira, 28 de junho, o perfil do Instagram do Sergipense realizou enquetes nos stories com o intuito de observar como os leitores estão se posicionando em relação aos possíveis nomes que podem vir a disputar o comando do Poder Executivo de Aracaju. Embora não seja uma pesquisa eleitoral a enquete, que usa uma metodologia de livre resposta sem plano amostral, é útil para observar o comportamento do eleitor.


Primeiro vale ressaltar que o público do Sergipense está mais concentrado à esquerda do espectro ideológico e, também, mais ligado ao campo de oposição de Sergipe. Os resultados obtidos na enquete são interessantes para analisarmos como esse segmento do eleitorado se comporta em relação a alguns nomes.


Os nomes selecionados para participar da enquete foram os de petistas como Eliane Aquino, João Daniel, Márcio Macedo e Robson Viana, dos psolistas Iran Barbosa e Linda Brasil, dos vereadores Emília Corrêa (Patriota) e Ricardo Marques (Cidadania), e dos governistas Belivaldo Chagas (PSD) e Danielle Garcia (Podemos).


O nome que obteve o maior percentual de votos na Enquete foi o da petista Eliane Aquino, seguida pelo psolista Iran Barbosa. Linda Brasil (PSOL) foi a terceira melhor posicionada. Alguns cenários servem para analisarmos melhor a competitividade de alguns atores.


O cenário 1 diz aborda uma possibilidade bastante comentada na mídia sergipana, no qual a competição se daria centrada na candidatura de mulheres e partiremos dela nossa análise, salientando que todo conteúdo aqui analisado diz respeito ao público do Sergipense e não a todo eleitorado aracajuano. No cenário 1 Eliane Aquino Lidera com 48%, seguida de Linda Brasil (22%) e Emília Corrêa (20%) muito próximas, a possível candidata governista aparece com 10%.


Quando substituímos Eliane por Márcio no cenário 2 há uma perda significativa de votos do PT para todas as demais candidatas, mas principalmente para a do PSOL. Nesse cenário, o PT perde 29 pontos percentuais (pp) e Linda Brasil ganha 18 pp, Emília 6 e Danielle 5.


No cenário 3, substituímos Linda Brasil por Iran Barbosa. A substituição favorece a competitividade do partido, que sobe de 22% para 30%, um ganho de 8 pp. No cenário 4 demos a opção de Belivaldo Chagas como candidato governista, levando uma perda de 2 pp em relação a Danielle Garcia.


No cenário 5, repetimos o cenário 4 com a troca de Eliane Aquino por João Daniel. Novamente há uma perda de eleitorado por parte do PT em 20 pp, um pouco menor do que a que ocorreu com a troca de Eliane por Márcio Macedo (28pp). A troca de no cenário 5 retira o PT da liderança e conduz o PSOL para esse posto, assim como ocorreu no cenário 2.


No cenário 6, espelhamos o cenário 4 com a substituição de Linda Brasil por Iran Barbosa como candidato do PSOL, novamente representando um ganho de pp para o partido, que sai de 21% para 28%. 


No cenário 7 há uma mudança mais brusca em relação ao cenário 1, nele, Linda Brasil, única a aparecer no cenário 1 e 7, lidera com 47%, seguida por Ricardo Marques (28%), Márcio Macedo (17%) e Belivaldo Chagas (8%).


No oitavo cenário Iran Barbosa lidera com 48%, seguido por Emilia Corrêa (29%), única do cenário 1 a aparecer no cenário 8, no terceiro lugar fica Robson Viana (14%) e, por fim, Belivaldo Chagas pontua em 8%


A enquete demonstra que o público do Sergipense, ideologicamente mais à esquerda e próximo à oposição sergipana, tem predileção por Eliane Aquino como candidata petista e Iran Barbosa como candidato do PSOL. Os candidatos de oposição à direita no espectro ideológico, Emília Corrêa e Ricardo Marques, também pontuam com índices confortáveis nesse público. Emília chega a ficar praticamente empatada com Linda Brasil, o que não ocorre quando Iran é o candidato do PSOL.


Em todos cenários que o PT tinha outro representante na enquete que não fosse Eliane Aquino, o PSOL liderou. Somente Iran Barbosa demonstrou fôlego para competir com Eliane Aquino na enquete do Sergipense.


Apesar de uma enquete não poder ser lida como uma pesquisa eleitoral de mercado, é válido que, considerando o perfil do público do Sergipense, tiremos dela algumas reflexões que devem servir para questionar alguns movimentos de articulação de atores e partidos políticos. A enquete confirmou análises já feitas no Sergipense que situam Iran Barbosa como o mais competitivo no PSOL e Eliane Aquino no PT, porém, surpreende ao trazer candidatos de direita, mas de oposição, bem posicionados pelo público do Sergipense. 


Veja abaixo os resultados dos 8 cenários:



Cenário 1


Eliane Aquino (PT) 48%

Emília Corrêa (Patriota) 20%

Linda Brasil (PSOL) 22%

Danielle Garcia (Podemos) 10%


Cenário 2 


Márcio Macedo (PT) 19%

Emília Corrêa (Patriota) 26%

Linda Brasil (PSOL) 40%

Danielle Garcia (Podemos) 15%


Cenário 3


Eliane Aquino (PT) 44%

Emília Corrêa (Patriota) 18%

Iran Barbosa (PSOL) 30%

Danielle Garcia (Podemos) 8%


Cenário 4


Eliane Aquino (PT) 50%

Emília Corrêa (Patriota) 21%

Linda Brasil (PSOL) 22%

Belivaldo Chagas (PSD) 8%


Cenário 5


João Daniel (PT) 30%

Emília Corrêa (Patriota) 23%

Linda Brasil (PSOL) 36%

Belivaldo Chagas (PSD) 11%


Cenário 6


Eliane Aquino (PT) 46%

Emília Corrêa (Patriota) 20%

Iran Barbosa (PSOL) 28%

Belivaldo Chagas (PSD) 6%


Cenário 7


Márcio Macedo (PT) 17%

Ricardo Marques (Cidadania) 28%

Linda Brasil (PSOL) 47%

Belivaldo Chagas (PSD) 8%


Cenário 8


Robson Viana (PT) 14%

Emília Corrêa (Patriota) 29%

Iran Barbosa (PSOL) 48%

Belivaldo Chagas (PSD) 8%

bottom of page