Na noite desta sexta-feira, 7, o Partido dos Trabalhadores se reuniu para o lançamento de sua pré-candidatura à prefeitura de Aracaju. Contando com a presença de representantes do presidente Lula e do diretório nacional do partido, o nome de Candisse Carvalho foi confirmado como a aposta de Lula e do PT para a capital dos sergipanos.
Antecedido por forte chuva, o evento lotou o auditório do Cotinguiba com militantes que, em clima de confiança, demonstraram disposição para ir às ruas em defesa de um projeto de esquerda para Aracaju. Nesse ponto, destaca-se a participação dos pré-candidatos à Câmara Municipal de Aracaju do partido, que apresentaram um vigor que será fundamental não apenas para esta eleição, mas para o processo de fortalecimento e expansão de base do partido.
Representando o presidente Lula, o senador Jaques Wagner foi enfático ao afirmar quando o PT decide, seguindo sua democracia interna, está decidido e que, por isso, veio a Aracaju para dizer que está do lado da pré-candidata do Partido dos Trabalhadores. Em seu discurso, salientou a necessidade de ter um projeto em Aracaju alinhado ao que Lula e o PT possuem para o Brasil.
Relembrando sua própria trajetória para incentivar a pré-candidata petista, Jaques pontuou que “pesquisa é fotografia do momento. Quando fui candidato [em 2006], tinha 2%, o meu adversário, 72%, e eu ganhei no primeiro turno”. Ao final, deu ênfase à importância da cooperação da militância para levar a mensagem do partido adiante.
Henrique Fontana, secretário-geral nacional do PT, ressaltou a importância das eleições e da política quando possuem propósito de melhorar a vida do povo e o futuro da nação e pontuou que a história de vida de Candisse a preparou para ser prefeita de Aracaju. Ao fim do discurso, afirmou que “A Candisse é a candidata do nosso presidente Lula” e das demais lideranças petistas de Sergipe.
Candisse Carvalho, durante discurso, demonstrou o compromisso de superar divergências para a missão de união e reconstrução liderada por Lula e afirmou que a sua pré-candidatura surge de uma trajetória de luta e de esforço das mulheres em participar ativamente da vida política. Demarcou sua posição enquanto oposição em Sergipe e o compromisso com um projeto de esquerda para a capital.
Participaram do evento o senador Rogério Carvalho, o deputado federal João Daniel, o deputado estadual Chico do Correio e representantes de importantes setores da sociedade como do MST, CUT e UGT. Além deles, prefeitos, vereadores e pré-candidatos de diversos municípios foram ao lançamento demonstrar apoio ao nome do PT.
O lançamento da pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores cumpre o importante papel de dar seguimento ao projeto — iniciado em 2020 e aprofundado em 2022 — de recolocar o partido à esquerda em Sergipe. A presença de duas importantes lideranças nacionais do PT dissolvem qualquer esforço de colocar em dúvida se o Partido dos Trabalhadores terá candidata em Aracaju. Para o campo de esquerda, é fundamental que Candisse consiga disputar o poder e representar o anseio de um espectro político que defende uma Aracaju mais democrática para todos.