top of page
  • Instagram
  • Twitter
Foto do escritorAndré Carvalho

Aracaju reafirma rejeição ao projeto político de André Moura com derrota de Yandra de André

Aracaju foi tomada por uma articulação robusta para a construção de Yandra de André (União), quando seu grupo político decidiu que ela disputaria o Executivo de Aracaju, rapidamente ganhou um programa de entretenimento na TV Atalaia, mesmo sem nunca ter atuado no ramo. Sua imagem estampou os fundos dos ônibus, e, graças à sua megaestrutura, começou a atrair o apoio de políticos profissionais.


Antes da eleição de 2022, Yandra era conhecida como Yandra Barreto. Ela adotou o nome Yandra de André para substituir seu pai nas urnas, já que ele estava inelegível devido a um de seus processos conhecidos. Na eleição deste ano, Yandra fez campanha como Yandra Moura, mas gradualmente foi suprimindo o sobrenome Moura.


André Moura (União), pai de Yandra, é seu líder político e patrocinador de sua carreira. Sua entrada na política de Aracaju era fundamental para pavimentar o caminho para a eleição de André ao Senado em 2026, visto que a capital é o “calcanhar de Aquiles” do veterano político.


Em 2018, André disputou uma vaga ao Senado após ter sido líder do governo Temer (MDB) na Câmara. Ele ficou em terceiro lugar no estado, com 13,74% dos votos. No entanto, em Aracaju, amargou a sexta colocação com 6,22% dos votos, atrás de Sônia Meire (PSOL), que sequer tinha estrutura de campanha. Em 2022, dando continuidade ao projeto político do pai, Yandra de André foi a candidata mais votada ao cargo no estado, com 11% dos votos. Em Aracaju, obteve apenas 4,5% dos votos, ocupando a 7ª posição.


André sabe que, para alcançar seu objetivo, precisa superar a rejeição de Aracaju. Por isso, era fundamental que sua candidata chegasse ao segundo turno com boa votação. Ele investiu toda sua capacidade de atração para dar a Yandra uma megaestrutura. Observando os eventos, os apoios e todo o conjunto, a campanha de Yandra se mostrava mais robusta do que a de Luiz Roberto (PDT), candidato dos governos da capital e do estado.


Durante as carreatas, André andava no chão sem chamar atenção para si, sendo difícil encontrá-lo em fotos e vídeos da campanha. O projeto de André e Yandra não deu certo e, por todo o investimento na capital, foi uma retumbante derrota. A onda se mostrou uma marolinha e, com o péssimo desempenho, uma possível vitória de André ao Senado em 2026 ficou ainda mais difícil.



bottom of page