top of page
  • Instagram
  • Twitter
Foto do escritorAndré Carvalho

Aracaju à direita: Emília e Valmir lideram intenções de voto na capital, aponta pesquisa


Emília Corrêa ao lado de Valmir de Francisquinho
Foto: instagram

Na tarde da última terça-feira, 19 de setembro, o radialista Fábio Henrique, da Rio FM, divulgou uma pesquisa de intenção de votos para a cidade de Aracaju. Na pesquisa, desenha-se um cenário favorável para campo da direita.


Foi observada uma ampla vantagem da vereadora Emília Corrêa (Patriota) e de Valmir de Francisquinho (PL), ex-prefeito de Itabaiana, em relação aos demais candidatos na disputa pela prefeitura da capital sergipana. Na espontânea, Emília surge com 11%, seguida do atual prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT), com 8,5%, Valmir de Francisquinho com 7,6% e Danielle Garcia (PODE) com 4,4%. Com exceção do atual prefeito, que não pode concorrer à reeleição, os nomes com melhor desempenho na espontânea são do espectro ideológico da direita.


[Resultados completos ao fim do texto]


No primeiro cenário estimulado, Emília lidera com 30,6%, seguida de Valmir com 23,3%. Somados, Emília e Valmir alcançaram 54% dos votos, um percentual que lembra o desempenho que obtiveram juntos no primeiro turno de 2022 na capital, quando formaram chapa ao governo. Com uma distância considerável, aparece Danielle Garcia com 11% na terceira colocação.


Sobre os candidatos à esquerda, Linda Brasil (PSOL) foi a que melhor pontuou na espontânea, com apenas 1,7%. No primeiro cenário estimulado, Linda foi a quarta mais citada, com 8%, liderando entre os candidatos de esquerda. Luiz Roberto (PDT) e Márcio Macêdo (PT) alcançaram 3,6% e 3% respectivamente.


No segundo cenário estimulado, quando o nome de Emília não aparece, Valmir lidera com 36,7% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Danielle Garcia com 22,2% e Rodrigo Valadares (UB) com 8,9%. O ex-governador Belivaldo Chagas pontua em 7,6% e Márcio Macêdo em 5,7%.


Sobre rejeição, apenas o ex-governador Belivaldo Chagas aparece com um percentual razoável, os demais pontuaram com índices de baixa rejeição. A metodologia adotada foi a de resposta única, portanto, a soma de todas as rejeições não ultrapassa 100%, como costuma ocorrer em outros institutos e não permite fazer uma comparação aprofundada, visto que um eleitor pode rejeitar mais de um candidato.


Os resultados demonstram um cenário que não surpreende quem acompanha as movimentações políticas em Aracaju. A direita saiu vitoriosa ao governo do estado em Aracaju na última eleição e tem conseguido manter diálogo com o cidadão aracajuano. O eleitorado que já votou na chapa Valmir/Emília parece conservar o desejo de colocá-los em espaços de poder, tendo resistido ao imbróglio jurídico que os tirou do primeiro turno.


No campo da esquerda, nenhuma candidatura parece conseguir furar sua própria bolha e ameaçar um movimento à direita que vem crescendo na capital nos últimos anos. Do PSOL e do PT, apenas um nome de cada foi posto nos cenários estimulados, mas ambos possuíram índices modestos que, caso a eleição fosse hoje, considerando os resultados desta pesquisa, seriam candidaturas apenas para marcar debate.


Dessa pesquisa, a grande surpresa é o alto índice de Valmir de Francisquinho que, apesar de cotado para concorrer em algumas cidades, ainda não definiu seus planos. Uma aliança entre Emília e Valmir, conforme os resultados da pesquisa, teria um potencial real de liquidar a eleição no primeiro turno.


 

Resultados

 

Espontânea


Emília Correia (Patriota) - 11,4%

Edvaldo Nogueira (PDT) - 8,5%

Valmir de Francisquinho (PL) - 7,6%

Danielle Garcia (PODE) - 4,4%

Linda Brasil (PSOL) - 1,7%

Rodrigo Valadares (UB) - 1,5%

Luiz Roberto (PDT) - 1,0%

Belivaldo Chagas (PSD) - 1,0%

Márcio Macêdo (PT) - 0,8%

Katarina Feitosa (PSD) - 0,2%

Outros Candidatos - 3,6%

Nenhum - 5,1%

Não sabe - 53,2%.


 

Cenário estimulado 1


Emília Correia (Patriota) - 30,6%

Valmir de Francisquinho (PL) - 23,3%

Danielle Garcia (PODE) - 11,0%

Linda Brasil (PSOL) - 8,0%

Belivaldo Chagas (PSD) - 5,0%

Rodrigo Valadares (UB) - 4,7%

Luiz Roberto (PDT) - 3,6%

Márcio Macedo (PT) - 3,0%

Nenhum/Branco/Nulo - 7,7%

Não sabe - 3,1%.


 

Cenário estimulado 2


Valmir de Francisquinho (PL) - 36,7%

Danielle Garcia (PODE) - 22,2%

Rodrigo Valadares (UB) - 8,9%

Belivaldo Chagas (PSD) - 7,6%

Márcio Macedo (PT) - 5,7%

Nenhum/Branco/Nulo - 12,5%

Não sabe - 6,4%.


 

Rejeição


Belivaldo Chagas (PSD) - 32%

Rodrigo Valadares (UB) - 10,3%

Linda Brasil (PSOL) - 9,5%

Valmir de Francisquinho (PL) - 9%

Márcio Macêdo (PT) - 8%

Luiz Roberto (PDT) - 2,5%

Danielle Garcia (PODE) - 1,6%

Emília Corrêa (Patriota) - 1,1%

Não rejeita nenhum - 17,7%

Não sabe - 8,3%

 

A pesquisa, encomendada por um empresário, foi realizada pelo instituto Impressos Designer entre os dias 13 e 16 de setembro. A amostra foi de 1.648 eleitores de todos os bairros da capital, tendo margem de erro de 2,41% e intervalo de confiança de 95%, sendo isenta de registro pela portaria do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.600/2019, que só exige registro para pesquisas divulgadas no ano da eleição.


bottom of page