top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorAndré Carvalho

Após declarar apoio a Luiz Roberto, Valadares Filho é anunciado secretário municipal por Edvaldo Nogueira

Foto: @edvaldonogueira

Na tarde desta terça-feira, 6, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), anunciou Valadares Filho (Solidariedade) como o novo Secretário de Governo da capital. O anúncio foi feito um dia após o término do prazo das convenções e pouco mais de 20 dias depois do apoio de Valadares à candidatura de Luiz Roberto (PDT).


Valadares Filho, que chegou a ser anunciado como pré-candidato a prefeito, mas que sonhava com a vaga de vice na chapa de Luiz, terá de se contentar em ser secretário municipal, pelo menos até o final de ano.


Desde o anúncio do apoio, havia a expectativa de que Filho assumisse um cargo na prefeitura ou no governo de Fábio Mitidieri (PSD). Com a nomeação de Valadares na gestão municipal, o grupo de Mitidieri assegura seu apoio e participação na eleição deste ano, sem se comprometer em mantê-lo em um cargo de alto prestígio após uma possível derrota de Luiz Roberto. 


A estratégia parece astuta, pois, em caso de derrota de Luiz, Mitidieri precisará acomodar no governo estadual figuras de maior relevância e força política na atual conjuntura do que Valadares, como Luiz Roberto, Edvaldo Nogueira, e outros aliados com indicações na atual gestão.


Indo para o grupo que tomou o partido que sua família dirigiu por décadas, o PSB, Valadares Filho muda novamente sua “camisa” e se afasta do PT, que “limpou” sua imagem com a esquerda em 2022 e o acolheu no governo federal nos últimos meses. Agora presidente do Solidariedade, partido consideravelmente menor do que o PSB, Filho terá que aplaudir aqueles que ajudaram a diminuir ainda mais seu capital político para, num futuro próximo, poder sonhar com uma vaga na Alese.


Nomeações como essa são corriqueiras em governos em ano eleitoral, como uma das formas de garantir apoio política. Ao anunciar a nomeação de Filho, Edvaldo esqueceu as disputas de outrora, como o episódio em que Filho o fez passar mal durante debate, e teceu elogios ao novo subordinado: “Valadares é um talento, um amigo e é uma pessoa que tem um grande papel na política sergipana”, afirmou o prefeito.



0 comentário
bottom of page