top of page
  • Instagram
  • Twitter
Foto do escritorAndré Carvalho

“A cor de Itabaiana é a cor que eu quiser”, diz Fábio Mitidieri em lançamento do pré-candidato do grupo de Luciano Bispo

Foto: Reprodução.

No último sábado, 13, o grupo liderado por Luciano Bispo (PSD) se reuniu para o lançamento de Edson Passos (PSD) como pré-candidato à prefeitura de Itabaiana. Durante o evento, o discurso do governador Fábio Mitidieri (PSD) chamou atenção pela energia com a qual revindicou uma cor para seus aliados, chegando a afirmar que “Itabaiana é da cor que eu quiser”.


O lançamento da pré-candidatura do candidato de Luciano Bispo contou com a presença de aliados do governador, marcando uma tentativa de estadualizar a eleição na cidade. Além do governador, participaram do evento Alessandro Vieira (MDB), Katarina Feitosa (PSD) e o casal Silvany Mamlak (União) e Cristiano Cavalcante (União).


Nos telões, protagonizaram os rostos de Edson Passos, Aguinaldo de Verso (União) e Fábio Mitidieri, demonstrando uma clara tentativa do grupo de dissociar os pré-candidatos da figura de Luciano Bispo, que ficou marcado na história de Itabaiana por atrasos de salários. A última vez que o grupo de Luciano lançou uma chapa sem a presença do político ou de familiares dele foi em 2004, quando tentou emplacar um candidato em meio aos atrasos de salários e acabou perdendo a eleição para Maria Mendonça (PDT).


O governador, em seu discurso, evidenciou as boas condições de vida do pré-candidato e a necessidade do grupo atrair os eleitores de Valmir de Francisquinho (PL), gastando boa parte do seu discurso com a cor azul. Aos gritos, enfatizou que o azul é seu e do PSD e, por isso, irá usá-la em Itabaiana, “nós temos que mostrar que Itabaiana não tem dono e nem tem cor, a cor de Itabaiana é a cor que eu quiser”.


Para contextualizar, o grupo de Luciano sempre usou o laranja em suas gestões e campanhas, assim como Valmir usa o azul, tendo o evento “onda azul” como um de seus atos de campanha. 


Itabaiana é uma cidade importante no contexto eleitoral de Sergipe e, ao lado de São Cristóvão, representa um dos grandes pontos de resistência ao governo Mitidieri. Como o governador se porta perante o povo de Itabaiana, o tom escolhido e o conteúdo, demonstram que, para ele, a eleição naquela cidade se trata de coisa diminuta, como a escolha de uma cor. Ver que o ponto alto do seu discurso foi sobre o azul me faz questionar se Fábio Mitidieri não tinha feitos em Itabaiana ou não vê nos seus aliados a capacidade de fazê-los. Se uma cor é o ponto alto de um projeto político, o projeto não tem muito o que entregar.


bottom of page